6 mitos e verdades sobre exercícios durante a gravidez

Muitas mulheres ainda acham que gravidez e exercícios físicos são coisas incompatíveis. Há, ainda, aqueles que acham que gravidez é algo equivalente a uma doença e que a gestante deve ser trancada numa redoma de vidro até o final da gestação.

Quem pensa dessa forma está completamente equivocado. Exercícios físicos fazem bem a qualquer pessoa, inclusive às mulheres grávidas, sob vários aspectos, dentre os quais o físico e o emocional.

Obviamente a gestante não vai disputar uma maratona ou encarar pesados exercícios em uma academia de musculação. O fato é que toda gestante é acompanhada por um médico, que conhece o seu estado geral por meio dos exames pré-natais, e pode indicar uma rotina de exercícios que seja adequada à condição específica da gravidez.

A respeito desse tema, seguem 6 mitos e verdades a respeito, sempre lembrando que você, gestante, deve consultar o seu obstetra sobre o que pode ou não fazer durante a gravidez. Não dê ouvidos ao senso comum, pois isso pode privar de atividades que farão bem para você e para o bebê.

1. O ganho de peso é o charme da gravidez

A gestante não pensa assim e as pessoas ao seu redor também não. O ganho de peso deve ser proporcional à necessidade do corpo de comportar o bebê que ela carrega. Não mais do que isso.

O excesso de peso causa desconforto e dificuldade de locomoção, além de problemas com a autoestima. Os exercícios físicos podem ajudar muito a controlar o ganho de peso.

2. Exercícios podem provocar o aborto nos primeiros três meses

Isso também não é verdade. Nos primeiros três meses, a mulher está mais propensa a ter um aborto espontâneo, mas isso não ocorrerá por causa dos exercícios, exceto se forem feitos sem acompanhamento ou indicação médica.

3. Exercícios ajudam na hora do parto

É verdade, principalmente aqueles que fortalecem a musculatura do períneo. Lembrando que os movimentos do parto normal são de contração e os músculos são os elementos responsáveis por eles.

4. Exercícios melhoram a qualidade do sono

Também é verdade. O exercício melhora a qualidade do sono de qualquer pessoa. No caso da gestante, isso é ainda mais importante. As mudanças do corpo e a vontade de urinar recorrente durante a noite interferem bastante no sono, gerando, inclusive, ansiedade, quadro que pode ser atenuado com a prática de exercícios.

5. Há casos em que os exercícios são desaconselhados

Mais uma verdade, embora essas situações sejam raras, basicamente ligadas à própria gestação, como em casos de descolamento de placenta e encurtamento do colo uterino, por exemplo. É o obstetra quem definirá o que a gestante pode ou não fazer.

6. Se não fazia exercícios antes, melhor deixar para começar depois da gravidez

Isso é um mito. Não há problema algum em começar a prática de exercícios durante a gravidez. Na verdade, fará muito bem à gestante e pode se tornar um hábito para a vida inteira.

Ao contrário do que dizem os mitos, gravidez e exercícios são uma combinação que só traz benefícios, inclusive se a gestante se acostumou com uma vida sedentária. Nesse caso, com redobrados cuidados no acompanhamento pelo obstetra.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava.

Fonte: https://cervicale.com.br/exercicios-durante-a-gravidez/

Conteúdo: Dr. Fábio Sguissardi



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